Desafios à exploração trabalhista na sociedade contemporânea no Brasil
Filhos da eterna servidão
ㅤㅤSegundo o escritor e jornalista Frei Beto, "não há trabalho degradante, há degradantes
condições de trabalho". Isso evidencia o paradigma pós-moderno de escravidão laboral no cenário de
produção. tecnológica e de massa. Nesta lógica, muitos empresários acumulam lucros em detrimento
da qualidade positiva de vida dos empregados, alia-se a isto salários inferiores e a ausência de
benefícios futuros. Desta forma vale discutir as dinâmicas e os direitos desses grupos desfavorecidos.
ㅤㅤDiante desse cenário de negligência trabalhista, destaca-se à ausência de comissão
adequada ao empregado, fazendo com que isso seja responsável pelas práticas de exploração
trabalhista no país. Segundo o sociólogo Karl Marx, "o trabalho não é a satisfação de uma
necessidade, mas apenas um meio pra satisfazer outras necessidades". Sob esse viés, observa-se
que a pertinente procura de emprego e a crise econômica, conduz as pessoas à aceitarem cargos
onde são exploradas. No âmbito laboral, a porcentagem inadequada recebida de trabalho prestado
manifesta-se na exploração de mão-de-obra e na inferioridade social do empregado para garantir
maiores lucros ao patrão ou empresa.
ㅤㅤNessa perspectiva de desvalor trabalhista, constitui o desconhecimento dos direitos aos
cidadãos. De acordo com a Consolidação das Leis de trabalho (CLT 1943) todo trabalhador
assalariado tem o direito a trabalho remunerado formalizado em carteira, com 13° e direitos sociais.
Todavia, a realidade de grandes empresas espolia a situação financeira dos empregados, as custas
de ganho da empresa para seus donos. Com isso a vida desses trabalhadores traduz em passar
longos anos sem acúmulo de nenhum capital e benefícios para sua aposentadoria.
ㅤㅤAlém disso, a ineficácia governamental em amparar os trabalhadores também são um fator
determinante para a mazela. Nesse sentido, a banda "Legião Urbana", em "Que país é esse?"
evidencia a realidade brasileira: "no Senado, sujeira pra todo o lado, ninguém respeita a Constituição,
mas todos acreditam no futuro da nação". Dessa maneira, o Estado mostra-se incapaz de ofertar
fiscalização efetiva e garantia dos direitos trabalhistas. Assim, a máquina pública, implicitamente,
contribui para a exploração dos trabalhadores brasileiros.
ㅤㅤ Frente aos desafios da exploração trabalhista toma-se necessário que essa problemática
seja solucionada. Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego em conjunto com os Sindicatos dos
Trabalhadores, intensificar e fiscalizar empresas, por meio de denúncias e práticas rotineiras. Com
estas ações, as condições trabalhistas deixarão de ser degradantes e terão formas justas e
compensatórias para os trabalhadores.
Autores da redação: Êmile Sabrina, Lavínia Kayalane e Maria Fernanda.
.
.